domingo, 8 de janeiro de 2012

Mitsuyo Maeda - JIU JITSU

Mitsuyo Maeda também conhecido como “Conde Coma”, nasceu na aldeia de Funazawa, cidade de Hirosaki, no Japão, em 18 de novembro de 1880 e faleceu em Belém, no Brasil, em 28 de novembro de 1941. Obteve nacionalidade brasileira com o nome de Otávio Mitsuyo Maeda.
A história do Conde Coma se confunde com o nascimento do Jiu Jitsu no Brasil, por seu pioneirismo no Jiu Jitsu e no Judo do Brasil. Em 1894, entrou na Waseda University, em Tóquio, e um ano depois passou a treinar Judo no Kodokan, sendo aluno direto de Tsunejiro Tomita, 4ºdan. Maeda iniciou sua trajetória nas artes marciais com o Sumo, mas devido a sua baixa altura (1,60m) e seu pouco peso (70kg) teve seu desenvolvimento comprometido para este estilo marcial.
Maeda era um excelente lutador e ficou famoso como “o homem das mil lutas”. Em 1904, após ter ganhado diversas lutas em campeonatos, abandonou os campeonatos, tornando-se uma lenda dentro do Judo, na sua época, no Japão.
Em 1904, Maeda foi para os Estados Unidos da América, pois o presidente Roosevelt queria ter em seu país as fundamentações marciais do Judo. O primeiro lugar onde Maeda se apresentou, ao lado de Tsunejiro Tomita, foi na Academia do Exército Norte-Americano em West Point. Durante outra demonstração de luta nos EUA, Maeda estava, como sempre, acompanhado de Tomita, que inclusive era o seu instrutor. Nesta oportunidade eles iniciaram com um Kata, mas o público não entendeu, então, um lutador de luta livre que se encontrava na platéia os desafiou para um combate real e Maeda começou a lutar, contudo com alguma dificuldade acabou derrotando-o. Esta derrota criou uma revolta entre os presentes e o público exigiu que Tomita também lutasse com um desafiante, já que era o mestre marcial de Maeda, que se mostrou excelente lutador. Tomita já tinha uma idade avançada e estava fora de forma, mas mesmo nessas condições desfavoráveis aceitou o confronto e foi facilmente derrotado.
Posteriormente Maeda começou a se dedicar aos desafios de lutas e sagrou-se vencedor na maioria deles. Lutando na América, Europa e muitos países do mundo.
Em 1913, após passar pelo México e por Cuba, Maeda chegou ao Brasil. Inicialmente aportou em Santos/ SP, e depois de passar por várias cidades brasileiras, se fixou definitivamente em Belém, capital do Pará. Ele se apaixonou pelo Brasil, em especial pela cidade de Belém, onde ensinou a Carlos Gracie, possibilitando os primeiros passos deste grande mestre, que pouco tempo depois, junto com toda sua família, se tornariam estrelas mundialmente famosas das artes marciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário em nossa Fanpage